À medida que avançamos para um novo milénio, damo-nos conta da crescente preocupação das empresas em relação às questões ambientais. Em países como o Japão, EUA ou Alemanha as empresas, apercebendo-se desta tendência mundial, têm vindo a alterar os seus métodos de trabalho bem como os seus produtos tentando satisfazer a vontade de um novo consumidor, disposto a mudar a sua atitude perante o Ambiente.
Neste campo não será alheia a pressão que o governo exerce nos diversos sectores empresariais de forma a coincidir com as expectativas, não só do mercado mas também com o intuito da preservação ambiental.
Embora a legislação possa não ser eficaz, desenvolvem-se fórmulas que incentivam ao seu cumprimento, tais como: contratos de adaptação ambiental, EMAS, sistema comunitário de atribuição de rótulo ecológico, Ponto Verde ou "produtos verdes".
Neste sentido, é determinante a focagem de dois pontos essenciais:
- a relação empresa-Ambiente (a nível administrativo e económico);
- o papel do consumidor na progressiva adaptação ambiental das empresas.
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